História do Gato da Sorte Manekineko
O Manekineko é uma figura muito famosa no Japão, acreditam que trazem a sorte e a prosperidade aos lares, e comércios.
Há várias “histórias” sobre a sua origem. Mas a mais famosa é a que envolve o templo chamado Gotokuji por volta de 1620.
No templo vivia um monge com a sua gatinha chamada Tama. O local estava em uma situação financeira terrível e em estado decadente.
Em um dia de muita chuva o lord Ii Naotaka se abrigou embaixo de uma árvore em frente ao templo e de lá avistou uma gatinha sentada nas patas traseiras e acenando com uma patinha, encantado pela habilidade da gatinha ele seguiu em direção a ela para ver de perto, logo em seguida um raio atingiu a árvore onde ele estava e ele percebera que a gatinha havia salvado a sua vida!
Naotaka fez uma oferta de todo o dinheiro que tinha, em seguida, pediu ao monge que usasse aquele dinheiro para reformar o templo desgastado.
Após esse acontecimento, Naotaka passou a frequentar o templo, e o local tornou-se um santuário próspero, visitado muitas pessoas.
Para homenagear a gatinha Tama, que trouxe tanta sorte ao templo e salvou a vida de Naotaka, colocaram no local uma estátua da gata com a mão levantada. Miniaturas dessa estátua eram distribuídas no templo como lembrança, e mais tarde, se tornou um amuleto da sorte, com o nome de Manekineko.
Quando a gata morreu, um túmulo foi erigido em sua homenagem com uma estátua de um gato acenando.
O Manekineko segura um koban (moeda de ouro do Período Edo). Contudo, o koban verdadeiro vale um ryo, e o koban do Manekineko é de dez milhões de ryo. Ou seja, a moeda fictícia é um símbolo de riqueza e prosperidade.
Assistam o vídeo sobre maneiras de atrair a prosperidade:
Espero que gostem!
Aproveita e inscreva no canal e deixe o seu joinha que eu vou ficar muito feliz!
E me sigam lá no Insta: @prizanotelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário